Trocas e Devoluções

Termo de garantia de produto e instalação

 O prazo de GARANTIA das esquadrias e portas de madeira é de 90 DIAS, nos termos do art. 26, II, da Lei 8.078/90, a contar a partir da data de entrega do material. Uma vez que as peças são entregues sem nenhum tratamento químico, exclui-se da garantia qualquer problema relacionado com o acabamento das mesmas.


Considerações importantes:

01-  A conferência das esquadrias é de responsabilidade do cliente (quantidade, aparência, medidas, integridade, etc). Constatado o eventual defeito de fabricação, o consumidor deverá entrar em contato com a loja onde adquiriu o produto. Estando este dentro do prazo de garantia, as partes defeituosas serão substituídas. O Prazo para manifestação de inconformidade é de 2 dias após o recebimento da mercadoria, ou em até 7 (sete) dias corridos após a data de emissão da nota fiscal, o que ocorrer primeiro. Passados 7 dias do recebimento, não serão mais aceitos reclamações referente a avarias e perdas por transporte;

02- Madeira é um material proveniente de um ser vivo composto por células e capilares. Por conta desta estrutura, ela interage constantemente com a umidade do ambiente que a cerca, absorvendo e perdendo água em um processo continuo de adaptação de seu teor interno de umidade.

03- Esta troca de umidade com o ambiente provoca movimentos sucessivos de expansão e contração. Isto pode resultar em pequenas fissuras e leves empenamentos, o que pode ser resolvido por uma calafetação ou por um pintor contratado pelo cliente. Na maioria das vezes, estes empenamentos voltam ao normal após a estabilização da umidade. Este tipo de situação não se caracteriza como defeito e não se aplica à garantia.

04- Se as esquadrias não forem utilizadas imediatamente, as peças deverão ser acondicionadas em local coberto e ventilado e a salvo de intempéries. As peças devem receber tratamento químico adequado logo após o recebimento, principalmente se não forem instaladas de imediato. NUNCA use óleo de linhaça, produtos ou tintas a base d’água, exemplo, látex e seladora para acabamento. Não aplicaremos a garantia a peças sem o devido tratamento químico, a não ser que o defeito tenha sido identificado no recebimento.

05- Portas sólidas e/ou folhadas NÃO podem ser utilizadas em áreas externas, expostas a ações climáticas, para este fim utilize portas maciças.

06- Importante: Usar sempre mão de obra especializada para o manuseio e instalação de peças. A empresa não se responsabilizará por serviços de terceiros sejam eles indicados ou não por seus funcionários.

07- A madeira é composta de substâncias orgânicas que servem de alimento para organismos conhecidos como xilófagos. Dentre os mais nocivos para esquadrias e pisos de madeira, encontra-se:
i)Fungos: Provocam apodrecimento da madeira, tornando-a inútil para fins de construção. O fator mais relevante para o aparecimento de fungos é o teor de umidade da madeira. Por isso é necessário a utilização de produtos hidrorepelentes e com ação fungicida, garantindo sua durabilidade;

  • ii) Brocas: Pequenos bezouros (3 a 5mm) de cor escura. Infestam a madeira às dezenas ou centenas de indivíduos.

  • iii) Cupins: Insetos que vivem em sociedade e são muito organizados. Ao sinal de asas espalhadas pelo chão, fique alerta, pois poderá haver a formação de uma colônia. Os dois tipos encontrados com maior frequência são os cupins de madeira seca e o subterrâneo.

Enquanto as brocas atacam em menor número, os cupins atacam aos milhares com efeitos devastadores. Móveis, molduras, batentes, estruturas, livros, esquadrias e portas são seus alvos. Pode-se identificar o ataque através de pó próximo de orifícios. Para prevenir, o ideal é aplicar produtos para este fim em todas as superfícies de todas as peças de madeira ANTES da construção. Utilize pincéis ou mergulhe as peças para maior proteção. Portanto ataques causados por estes insetos, não estão cobertos por nossa garantia, uma vez que nosso depósito é dedetizado periodicamente.

08- A JR PORTAS NÃO se responsabiliza por medidas passadas pelo cliente. Existem situações em que NÃO serão aceitas trocas de peças. Ex: peças sob encomenda, peças sob medida, peças de promoção, peças com serviço de corte ou quaisquer tipos de serviço. Verificar outras situações com o vendedor no ato da compra.

09- Caso seja necessária a substituição de alguma peça ou parte dela, a assistência técnica da JR PORTAS irá repor a peça sem nenhum tipo de acabamento (verniz, laca, vidros, etc). Este acabamento deve ser executado por conta do cliente.

10 – Baguetes e vidros devem ser cortadas e ajustadas pelo vidraceiro ou profissional que instale os vidros. Este serviço não é de responsabilidade da JR PORTAS.

11- Obter uma tonalidade uniforme. As peças podem variar de tonalidade, inclusive na mesma peça. Este tipo de situação não se caracteriza como defeito e não se aplica à garantia, POIS SE TRATA DE CARACTERÍSTICA DO MATERIAL MADEIRA.

12- Existem características da madeira que são capazes de impressionar os sentidos e são conhecidas como propriedades organolépticas. O odor é uma das características mais importante da madeira, e que tende a definir o seu uso. A presença de compostos orgânicos determina o cheiro da madeira. Essas substâncias em geral são encontrada no cerne, onde o odor é mais pronunciado. É possível identificar algumas espécies de Madeira apenas pelo seu odor característico. Alguns exemplos de espécies com cheiro agradável, Ex:. Louros e o Cedro. Outras tem odor desagradável. Ex: Cupiúba. O cheiro também determina o uso da madeira, pois caixas para embalagens de alimento, por exemplo, não podem ter odor algum. Assim, toda madeira tem odor próprio. Este cheiro tende a atenuar-se, quando a madeira seca. Se o cheiro realmente for da madeira (porque pode ser da cera ou outro produto usado no acabamento), então o melhor a fazer é esperar que esse produto seque. Peças de madeira muito antiga podem perder parcialmente o odor, mas eventualmente este pode ser acentuado se a madeira for umedecida.

Após o recebimento do produto, a JR PORTAS tem o prazo de até 90 (noventa) dias para reparar e/ou prestar manutenção e restituir os produtos. São de responsabilidade do consumidor os riscos e despesas com transportes para retorno das mercadoria à JR PORTAS. Nos casos em que o produto não esteja mais disponível no portfólio da empresa e apresente defeito dentro do prazo de garantia, serão tomadas as seguintes providências:
a) Substituição por outro com a mesma função dentro do prazo de 90 dias;
b) Abatimento do valor se o defeito não inviabilizar a utilização do produto.